Biblioteca do Colégio Terra/Cirandinha:

Colégio Terra Cirandinha de Ribeirão Preto - Biblioteca

Para nós do Colégio Terra, a biblioteca é um lugar muito especial. Criamos um espaço convidativo, amplo e ensolarado, onde a vida de leitura de nossos alunos possa ter seus primeiros cuidados. Mais que uma biblioteca, um ambiente de estudo e de encontro, um centro cultural: nosso espaço multidisciplinar conta com cerca de 9 mil livros, além de gibis, jogos, brinquedos, computadores e acesso à pesquisa pela internet. Tudo o possível para auxiliar no processo de aprendizagem de nossos alunos e iniciá-los nos caminhos da leitura, além de estimular o contato com diversas formas de expressões culturais e de conhecimento.Através de aulas e projetos, nossos alunos se envolvem em contações de histórias, clubes de leitura, oficinas de literatura, teatro com fantoches, exposições temáticas, encontros com autores, plantões de todas as disciplinas e momentos para o estudo tranquilo e concentrado.

Com um acervo de 9 mil livros, diversos periódicos com assinaturas mensais e semanais e 380 revistas de acervo fixo; uma gibiteca com mais de 200 gibis para todos os gostos, da Turma da Mônica, infantil e Jovem, aos Vingadores, Marvel e DC Comics; uma brinquedoteca com aproximadamente 180 jogos educativos e 200 fantoches variados, além de assinatura diária de jornais, nossa biblioteca conta ainda com o acompanhamento de nossas bibliotecárias e a presença rotineira de um professor, auxiliando sua turma ou os alunos que comparecem com suas dúvidas e pesquisas. Para organizar todo esse imenso acervo de livros contamos com o sistema computadorizado Sophia, o que há de melhor na gestão para bibliotecas, possibilitando a catalogação e os empréstimos de livros – assim, um pouco dessa querida biblioteca pode acompanhar nosso aluno em sua casa.

Acreditamos que a biblioteca é o motor da aprendizagem e que pode pavimentar o caminho para que o aluno aprenda a aprender - algo que certamente o acompanhará pelo resto de sua vida estudantil e profissional, permitindo ampliar constantemente os limites de seu desenvolvimento. Aprendendo a estudar, os alunos conseguirão colher progressos nas áreas com que mais sintam afinidade, o que será sempre uma bagagem inestimável.

O espaço físico da biblioteca:

• Área de acervo com mais de 9.000 livros;
  • Salas de Leitura com espaço para mais de 70 alunos;
  • Espaço Infantil de Leitura;
  • ESala de vídeo que comporta 30 alunos com acervo de multimídia;
  • Gibiteca com mais de 200 gibis diversos;
  • Sessão de periódicos com mais de 500 periódicos de diversas áreas do conhecimento e atualidades;
  • Espaço Pró-Aluno com computadores com conexão á internet para pesquisas e trabalhos, além da pesquisa bibliográfica ao acervo da Biblioteca;
  • Brinquedoteca com aproximadamente 182 jogos educativos e 200 fantoches variados, tornando o aprender lúdico e mais divertido.