Biblioteca do Colégio Terra Cirandinha de Ribeirão Preto

Biblioteca do Colégio Terra/Cirandinha

Para nós do Colégio Terra, a biblioteca é um lugar muito especial. Criamos um espaço convidativo, amplo e ensolarado, onde a vida de leitura de nossos alunos possa ter seus primeiros cuidados. Mais que uma biblioteca, um ambiente de estudo e de encontro, um centro cultural: nosso espaço multidisciplinar conta com cerca de 11 mil livros, além de gibis, jogos, brinquedos, computadores e acesso à pesquisa pela internet. Tudo o possível para auxiliar no processo de aprendizagem de nossos alunos e iniciá-los nos caminhos da leitura, além de estimular o contato com diversas formas de expressões culturais e de conhecimento. Através de aulas e projetos, nossos alunos se envolvem em contações de histórias, clubes de leitura, oficinas de literatura, teatro com fantoches, exposições temáticas, encontros com autores, plantões de todas as disciplinas e momentos para o estudo tranquilo e concentrado.

Com um acervo de 11 mil livros; diversos periódicos com assinaturas mensais e semanais e mais de 400 exemplares no acervo de periódicos; uma gibiteca com mais de 500 exemplares para todos os gostos, da Turma da Mônica, infantil e Jovem; uma brinquedoteca com aproximadamente 170 jogos educativos e 200 fantoches variados, além de assinatura diária de jornais de atualidade e de Literatura, nossa biblioteca conta ainda com o acompanhamento de um bibliotecário formado e a presença rotineira de um professor, auxiliando sua turma ou os alunos que comparecem com suas dúvidas e pesquisas. Para organizar todo esse imenso acervo de livros contamos com o sistema computadorizado Sophia, o que há de melhor na gestão para bibliotecas, possibilitando a catalogação e os empréstimos de livros – assim, um pouco dessa querida biblioteca pode acompanhar nosso aluno em sua casa.

Acreditamos que a biblioteca é o motor da aprendizagem e que pode pavimentar o caminho para que o aluno aprenda a aprender - algo que certamente o acompanhará pelo resto de sua vida estudantil e profissional, permitindo ampliar constantemente os limites de seu desenvolvimento. Aprendendo a estudar, os alunos conseguirão colher progressos nas áreas com que mais sintam afinidade, o que será sempre uma bagagem inestimável.

Venha conhecer a nossa escola e nossa biblioteca!

O espaço físico da biblioteca

Conheça um pouco mais sobre a biblioteca do Colégio Terra Cirandinha:

• Área de acervo com quase 11 mil livros;

• Salas de Leitura com espaço para mais de 70 alunos;

• Espaço Infantil de Leitura;

• Sala de vídeo que comporta 30 alunos com acervo de multimídia;

• Gibiteca com mais de 500 exemplares;

• Sessão de periódicos com mais de 400 exemplares de diversas áreas do conhecimento e atualidades;

• Espaço Pró-Aluno com computadores com conexão à internet para pesquisas e trabalhos, além da pesquisa bibliográfica ao acervo da Biblioteca;

• Brinquedoteca com mais de 170 jogos educativos e 200 fantoches variados, tornando o aprender lúdico e mais divertido;

• Mapoteca com mais de 20 materiais cartográficos.

Projetamos a biblioteca como espaço democrático de acesso à informação, de circulação do conhecimento e de valorização do ensino coletivo, incentivando a Literatura e a Arte como elementos fundamentais para o desenvolvimento do aluno, alavancando o aprendizado da sala de aula e a experiência em biblioteca e expandindo-os para outros ambientes e vivências.