Ensino Fundamental:

Colégio Terra Cirandinha de Ribeirão Preto - Ensino Fundamental 1

Ensino Fundamental 1:

Nessa fase, a aprendizagem é promovida com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de pensar e agir de forma crítica e consciente. As séries iniciais têm a responsabilidade de promover a socialização, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e o desenvolvimento intelectual, principalmente no que se refere à construção do conceito do número, o desenvolvimento da linguagem e a construção da escrita, em que a criança caminha para a descoberta de um mundo composto por letras que ganham significados e permitem à criança uma apropriação cultural cada vez mais ampla. As séries finais têm a tarefa de prosseguir com esse trabalho, aprofundando o desenvolvimento das habilidades e competências que se esperam do aluno nessa etapa de sua aprendizagem.

Colégio Terra Cirandinha de Ribeirão Preto - desenvolvimento intelectual

A proposta do Colégio prioriza o ensino enquanto construção de conhecimento, o desenvolvimento pleno das habilidades e competências do aluno para o seu desenvolvimento integral, em seus aspectos intelectual, físico, emocional, social e cultural.

Colégio Terra Cirandinha de Ribeirão Preto - Ensino Fundamental 2

Ensino Fundamental 2:

O Ensino Fundamental II se baseia em ações que permitem ao nosso aluno desenvolver suas habilidades e competências em um ambiente de respeito à diversidade e a princípios éticos, dando ênfase à formação da atitude crítica e responsável, sempre fundamentada no diálogo.

A prática se dá por meio de desenvolvimento de projetos relacionados às disciplinas e que contemplam nosso cotidiano, dando significado ao trabalho e levando o aluno à autonomia intelectual. Para melhor uso da energia e da criatividade das crianças, focamos na relação necessária entre teoria e prática, entre o concreto e o abstrato, com o que há de mais avançado e eficiente no meio pedagógico.

Usando diferentes estratégias no processo ensino-aprendizagem, atuamos com o aluno de maneira individualizada, pois acreditamos verdadeiramente que é possível aprender a aprender - algo muito além do simples conteúdo, e que acompanhará o aluno em toda sua vida familiar, afetiva e profissional.

Temos o cuidado de que em todo tempo eles sejam assistidos por professores, coordenadores e inspetores que, interagindo e conhecendo de perto suas necessidades, saibam dar o melhor acompanhamento para as diversas fases de sua evolução.

Em nosso currículo, constam aulas de Filosofia, Produção Textual, Espanhol e aulas práticas em laboratório de Ciências, Química e Física. Completamos nossa grade oferecendo aulas extras, reforço de Língua Portuguesa e Matemática, além de plantões de dúvidas semanais para todas as disciplinas.

Os alunos participam anualmente das Olimpíadas Canguru de Matemática e Brasileira de Astronomia, onde se destacam com medalhas de ouro, prata e bronze.

Buscamos, enfim, contemplar todas as formas de ajudar nossos alunos a construírem seu autoconhecimento e sua visão de mundo e sociedade, preparando-os para o papel que, acreditamos, eles exercerão na construção de um mundo melhor.