Projeto de Vida

Psicologia escolar e orientação

A nossa psicóloga escolar integra a equipe multiprofissional que está envolvida no processo de ensino-aprendizagem. As situações desafiadoras que aparecem no processo de escolarização de crianças e adolescentes são multideterminadas, ou seja, sofrem influências socioculturais, pedagógicas, econômicas, relacionais, psicológicas, institucionais e outras. Sendo assim, é importante a participação de uma profissional psicóloga na construção, acompanhamento e avaliação de estratégias diante dos desafios que surgem no contexto escolar.

Assim, a psicologia escolar em nossa instituição atua numa perspectiva preventiva, faz análises e intervenções em nível institucional e é por meio da convivência e relação entre a profissional de psicologia, alunos, professores e comunidade escolar que as intervenções vão sendo construídas. O diálogo é realizado diariamente e, muitas vezes, ocorrem em situações corriqueiras da escola, uma vez que o sujeito, em seu processo de aprendizado, constrói suas relações e se constrói a partir dessas relações cotidianas mútuas. É precisamente nestes momentos que surgem oportunidades de promoção, reflexão e conscientização de funções, papéis e responsabilidades dos sujeitos envolvidos no processo educacional.

A psicóloga escolar tem sua atenção voltada também para questões relacionadas à promoção de direitos e proteção integral de crianças e jovens, sendo necessária sua atuação na articulação e integração dos cuidados, bem como orientação às famílias, professores, comunidade escolar e aos próprios alunos.

Contamos com a atuação da psicóloga escolar no enfrentamento de preconceitos, violência e conflitos, construindo junto à equipe educacional ações necessárias à superação de situações desafiadoras que comprometem o percurso escolar e o desenvolvimento socioemocional de nossos alunos. Dessa forma, compreendemos que o papel da escola está além da transmissão de conteúdos e tem, como premissa, permitir o desenvolvimento integral dos sujeitos durante suas atividades através da reflexão e responsabilização por suas atitudes. Acreditamos, dessa forma, que o sujeito se constrói em suas relações e o protagonismo juvenil só é alcançado com responsabilidade a partir da mediação ética e cuidadosa durante seu percurso escolar.

Neste ano de 2023, inauguramos a realização de encontros em grupos com os alunos do fundamental II para que pudessem expressar e refletir sobre o que vivem em seu cotidiano, suas experiências cognitivas e afetivas. O grupo tem sido um lugar de reconhecimento de conflitos, construção de estratégias para superação, dúvidas, inquietações, novas perspectivas e descobertas.

Desse modo, a presença e a atuação da psicóloga no contexto da nossa escola é uma das peças para a construção de um ambiente preparado para acolher, orientar, manejar e educar.