Proposta Pedagógica

No Colégio Terra e Cirandinha, nossa proposta pedagógica é pautada na abordagem socioconstrutivista, através dela construímos a possibilidade do estudante pensar, ser crítico, mostrar a importância da troca de experiências e da expressão de seus argumentos. Compreendemos o conhecimento como sendo construído a partir de várias experiências coletivas e colaborativas compostas por etapas teóricas e práticas. Desta forma, através de metodologias ativas, incluímos o aluno como produtor, e não apenas partícipe do conhecimento; assim, a aprendizagem passa por seus estágios lúdicos e práticos até alcançar a plena apreensão das competências e habilidades das diversas áreas do conhecimento.

O Colégio Terra e Cirandinha trabalha para a formação integral dos nossos educandos. Nossa proposta educacional, fundamentada em nosso Projeto Pedagógico, visa formar cidadãos capazes de exercer papel significativo na sociedade e, acima de tudo, desenvolver suas habilidades para que alcancem seus projetos de vida de forma responsável, consistente e ética.

O processo de formação dos nossos educadores é constante e, em um mundo em acelerado processo de mudanças,, transformar-se e estar atento aos novos caminhos e desafios do mundo contemporâneo é fundamental Semanalmente nossa equipe pedagógica se reúne para alinhar os resultados obtidos, os limites e desafios para juntos encontrarmos respostas e soluções. Nossos planejamentos são embasados através da metodologia de Bloom (processo científico em cujas bases foi formulada a própria BNCC e que é um dos diferenciais de nossa escola). Definimos rotas, acertamos o compasso, delimitamos e compomos interdisciplinaridades e transdisciplinaridades através de um planejamento vivo e consciente das diversas e distintas formas de aprender.

As habilidades socioemocionais são uma preocupação constante e, para tanto, nossos profissionais são capacitados frequentemente para compreender, ajudar e mediar conflitos e desafios que se apresentem aos nossos educandos. Contamos com grupos de debates semanais e de autoconhecimento mediados por uma psicóloga para superar os desafios da pré-adolescência e adolescência, muito comuns nessa fase de transição.

Desta forma, superar desafios, compreender que os obstáculos fazem parte do dia a dia, aprender a aprender e agir de forma ética, consciente e visando o bem comum, são as premissas que regem nossa prática pedagógica.

Sejam muito bem-vindos!

O Colégio Terra e Cirandinha atende:

Educação Infantil (a partir de 2 anos de idade)

Manhã: 07h30 às 11h30
Tarde: 13h às 17h.

Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano)

Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano)